sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A semana dos «passeios»

Na segunda-feira, a professora Sandra faltou à escola porque a Teresinha estava doente. Desejamos as melhoras à bebé Teresa. Nós fomos distribuídos pelas salas de aula e fizemos fichas de trabalho e muitos desenhos.

Na terça-feira, dia 18, fomos à feira do Mel na Ponta do Sal, ao pé da praia de São Pedro. Nós ouvimos um senhor a falar sobre o mel. Alguns meninos vestiram o fato de apicultor.









Na quarta-feira, a enfermeira Carla veio à nossa escola e fizemos um jogo chamado «Equipa de Artistas». Sentámo-nos em círculo e cada um tinha uma folha e uma caneta. Quando começava a música, nós começávamos a fazer um desenho. Quando a música parava, nós passávamos o desenho ao colega do lado e ele continuava. Nós gostámos de fazer esta actividade.

Mas uma das coisas mais importantes desta semana foi mesmo a comunicação do trabalho de projecto de dois grupos. A Carolina P. e a Ana Carolina apresentaram um trabalho sobre os polvos. Aprendemos que os polvos quando se sentem ameaçados deitam uma tinta escura. E também que as fêmeas podem dar origem a 200.000 ovos. Ficámos espantados! Eles andam sempre escondidos e também nos disseram que podem mudar de cor e padrão. As nossas meninas estão de parabéns e pareciam mesmo professoras. O Gaspar acha que pareciam cientistas...


A Inês, a Madalena, a Carolina I. e a Érica apresentaram o trabalho sobre «Cavalos Marinhos». O cartaz estava giro. Aprendemos que os cavalos marinhos se conhecem muito bem. Os pais reconhecem sempre os filhotes. Quando nascem, medem apenas 1 centímetro e são transparentes. Quando são crescidos, podem ser cor-de-laranja, castanhos ou amarelos. O Gonçalo está aqui a lembrar que eles também são muito lentos. Estas quatro meninas estão de parabéns, deram uma aula muito bem dada e ensinaram-nos muitas coisas. Parecem pequeninas professoras, diz o nosso Duarte, e nós concordamos.


No dia 20, fomos ao Cascais Gym. Fomos fazer alguns exercícios físicos. Descalçámos os ténis e andámos aos pulos. A professora Maria João, quando nos estávamos a descalçar, disse que cheirava a cholé. A Sandra diz que parecíamos uns verdadeiros atletas. A Teresinha acha que parecíamos cangurus. Para lá chegar passámos perto da casa da Carolina B.

Esta semana, finalmente arrumámos os dossiers, com muitas fichas de trabalho que a Sandra tinha nas mesas da sala. A Mariana, o Miguel, o Alexandre, o Paulinho e o Gaspar acabaram o caderno diário e começaram um novo. O Paulinho e o Gaspar começaram a escrever no caderno a caneta e estão a sair-se muito bem. A letra do João está cada vez melhor.

Alguns meninos começaram a ler os seus livros no «Ler, contar e mostrar». Todos estão a tentar ler muito em casa, à hora de deitar ou a qualquer hora. "Parabéns aos meus alunos!", diz a Sandra. E bom fim-de-semana!
Texto colectivo

8 comentários:

Unknown disse...

Estão de parabéns os meninos e meninas do 2ºA pelos trabalho sobre o mar. Tiveram uma semana, pelos vistos, muito divertida e preenchida.
Bom fim de semana a todos.

A mãe da Érica.

Vera disse...

Parabéns Meninos e Meninas :-)
Adorei saber as "cusquices" da vossa semana e adorei o look novo do vosso blog. Também vou mudar o meu ;-)!

Vera disse...

ESTA SEMANA FOI GIRA ATEMANHÃ TURMA DO 2º.A.MATEUS Mº.21 DO 11 DO 2008

Sandra Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Lima disse...

O novo visual do Bloguinho teve 16 votos a favor. Os restantes meninos gostaram mais de um outro modelo em tons de laranja. Vamos alternando para agradar a todos e porque mudar é saudável. Foi uma semana muito preenchida, sinto-me feliz por ser sexta-feira, por ter uma filhota já a recuperar e porque, apesar de tudo, as coisas na sala de aula estão a correr mesmo muito bem. Bom fim-de-semana!

Miúdos do Nicho 1º ano disse...

Olá amigos por carta!
Viemos ao vosso blog e vimos os vossos trabalhos sobre o mar.
Achámos que eles estavam muito giros.
Sabem que nós também vamos fazer trabalhos de grupo. Depois contamo-vos tudo.
Beijinhos para todos!
1º ano Nicho

Carmo disse...

Os trabalhos sobre o Mar estão o máximo, estão todos de parabéns.A Carmo e os outros meninos ficaram muito bonitos com as roupas de apicultores.

Beijinhos até breve Carmo mãe

Unknown disse...

Ola sou a Érica estou com tosse gostei de fazer o trabalho de pojecto do mar a minha mãe ficou
contente. Gostei de fazer isto vou começar com as raças de cães com a Carolina I e a Carolina C e o Mateus e eu vou gostar beijinhos da Érica.